Algumas curiosidades do mundo da joalheria e da ourivesaria
(Clique nas imagens para saber mais)
Elói (Elloy) ou Elígio (588 — 1 de dezembro de 660), de origem familiar Galo-Romana nobre, foi artesão em Limoges onde trabalhou como aprendiz do superintendente mestre de cunhagem de moedas reais. Dado o seu caráter de rigor e honestidade, foi incumbido da (...) - (Clique na imagem para continuar)
A figa, um dos amuletos mais comuns, tem variadas formas e pode ser feita com diferentes materiais e cores. Cada uma dessas características é responsável por uma função específica como talismã, sendo a mais usual a de anular forças negativas, em especial o mau-olhado. (...) - (Clique na imagem para continuar)
O exagero barroco da igreja católica lançou mão de toda cenografia disponível para comover o espectador, cativá-lo pela impreguinação do olhar, seduzi-lo com seu dinamismo exagero e luxo, no que ia totalmente contra a sobriedade linear clássica da estética protestante.(...) - (Clique na imagem para continuar)
Dentre os artefatos de uso pessoal, as pencas de balangandãs ocupam posição destacada devido à sua singularidade. Apesar de suas semelhanças com o châtelaine francês e com molhos de objetos utilizados por mulheres nômades na África islamizada, a penca, como conhecemos, é uma exclusivamente brasileira. (...) (Clique na imagem para continuar)