top of page

Coral

Os corais (origem grega, significado desconhecido) formam recifes, atóis e bancos de coral através de troncos com numerosas ramificações. Para a obtenção de gemas são utilizados somente os esqueletos calcários desses organismos. Eles são formados por pequenos pólipos (ou zoófitos), que se alojam em minúsculas cavidades segregando uma superfície calcária através de suas bases. (...)
O coral é encontrado a profundidade de 3 a 300 metros e é colhido através de redes extensas, presas a peso, que dragam o fundo do mar. Recentemente no Havaí, foram utilizados pequenos submarinos para coletar corais. Quando eles são trazidos à superfície, as partes moles são retiradas, sendo as demais partes classificadas.(...)


 

Os corais não trabalhados possuem cor mate: os polidos possuem brilho vítreo. O coral é polido com arenito e granulação fina e esmeril; o acabamento é um polimento feito com feltro. Os corais são utilizados como bolas para colares e pulseiras, como cabochões, objetos ornamentais e esculturas.
 

Jazidas

Existem jazidas ao longo das costas dos países do Mediterrâneo ocidental, no Mar Vermelho, golfo de Biscaya, Ilhas Canárias, Arquipélago da Malásia, Ilhas Midway, Japão e Havaí (USA). A produção de corais vem sendo cada vez mais controlada pelas leis ambientais e de proteção da natureza.
Por mais de 200 anos, o principal centro de comércio de corais tem sido a cidade de Torre Del Greco, ao sul de Nápoles (Itália). Ainda hoje cerca de 75% dos corais colhidos em todo mundo são ainda processados ali.

 

 

Fonte: Schumann, Walter – Gemas do Mundo, -
9ª Ed. ampl. e atual. – São Paulo : Disal – 2006

bottom of page